segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Aquecimento Global

Aquecimento global é o aumento da temperatura da Terra causado pelo acúmulo muito grande de gases na atmosfera terrestre e consequentemente uma maior retenção de calor.
As mudanças climáticas estão relacionadas ao efeito estufa. Os gases lançados na atmosfera pela poluição apresentam as mesmas características de uma estufa, deixam penetrar a luz solar mas não deixam o calor sair. Em vista disso, a atmosfera terrestre vem apresentando um aquecimento, uma elevação de temperatura se comparada a anos anteriores.

Causas do Aquecimento Global

Entre as principais causas do aquecimento global estão os gases responsáveis pelo aquecimento da terra e que impedem a saída do calor. Estes resultam em grande parte das atividades humanas, principalmente o dióxido de carbono, o metano, os clorofluorcarbonados, o óxido de nitrogênio, monóxido de carbono, dióxido de enxofre etc.
  • Dióxido de carbono - expelido pela queima de combustíveis utilizados em veículos automotores à base de petróleo e gás, da queima de carvão mineral nas indústrias, e da queima das florestas.
  • Metano - expelido pelo gado.
  • Clorofluorcarbonados - proveniente dos aerossóis, e do sistema de refrigeração.
  • Óxido de nitrogênio - formados pela combinação de oxigênio com o nitrogênio, usado em motores de combustão interna, fornos, estufas, caldeiras, incineradores, pela indústria química e pela indústria de explosivos.
  • Monóxido de carbono - gás incolor, inflamável, inodoro, tóxico, produzido pela queima em condições de pouco oxigênio e pela alta temperatura do carvão ou outros materiais ricos em carbono, como os derivados do petróleo.
  • Dióxido de enxofre - é um gás denso, incolor, não inflamável, altamente tóxico, formado por oxigênio e enxofre. É usado na indústria, principalmente na produção de ácido sulfúrico e também é expelido pelos vulcões.

Consequências do Aquecimento Global

Os gases poluentes, formam uma espécie de cobertor em torno do planeta, impedindo que a radiação solar, refletida pela superfície em forma de calor, se dissipe no espaço. O efeito estufa é um fenômeno natural, que garante as condições de temperatura e clima necessárias para a existência de vida na terra. O aquecimento global provoca a alteração da fauna e da flora em todo o planeta. Provoca o derretimento de grandes massas de gelo das regiões polares. O fato vem se agravando conforme exame nas bolhas formadas no gelo da Antártica, onde a concentração de CO2 vem atingindo níveis recordes.
O Ártico está no topo da lista das regiões sobre pressão do aquecimento global, devido a elevação da temperatura superior à média mundial. As mudanças aceleradas na criosfera - como é chamado o conjunto dos ambientes congelados da terra - terão repercussões dramáticas nas outras partes do planeta. Os polos, devido a suas baixas temperaturas, ajudam a manter o clima global com temperaturas amenas, alimentando as correntes marítimas, resfriando as massas de ar e devolvendo ao espaço uma grande parte da energia solar que recebem, graças a suas vastas superfícies brancas. Mesmo as pequenas variações no ambiente polar podem quebrar o equilíbrio climático do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário