segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Efeito Estufa

Efeito estufa é a elevação da temperatura terrestre em consequência do excesso de gases poluentes na atmosfera. A grande quantidade de determinados gases permite que a luz solar chegue à superfície da Terra, mas bloqueiam e enviam de volta parte da radiação infravermelha (calor) irradiada pela terra. O efeito estufa pode ser comparado ao que ocorre no interior de um veículo estacionado, com os vidros fechados e recebendo diretamente a luz solar. O vidro deixa passar a luz solar mas impede a saída do calor.
O efeito estufa, sem a presença de grande concentração de gases, é um fenômeno natural e fundamental para a vida na Terra. O seu processo normal, que consiste na retenção de calor irradiado pela superfície terrestre, pelas partículas de gases e de água, em suspensão na atmosfera, garante a manutenção do equilíbrio térmico do planeta e consequentemente a sobrevivência dos seres vivos. Sem esse processo, certamente não haveria vida na Terra.
Efeito Estufa

Causas do Efeito Estufa

O temido efeito estufa, portanto, resulta do desequilíbrio na composição atmosférica, causado pela crescente elevação de gases que têm capacidade de absorver calor, como é o caso do metano, do óxido de nitrogênio, monóxido de carbono, dióxido de enxofre e principalmente do dióxido de carbono. Embora encontrado naturalmente na atmosfera e essencial à vida do planeta, o dióxido de carbono, quando lançado em excesso pode provocar desequilíbrios na natureza.
O efeito estufa é resultado da crescente queima dos combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo e gás natural) que representam a base da industrialização atual. As grandes queimadas nas florestas, para transformar suas áreas em plantação, criação de gado e pastagens, além de destruir a biodiversidade colaboram com o aumento do efeito estufa.

Consequências do Efeito Estufa

O efeito estufa é um dos mais preocupantes problemas ambientais  da atualidade. Segundo pesquisas, a temperatura média da Terra, nos últimos cem anos, sofreu uma elevação de 0,5ºC, e se a atual taxa de poluição atmosférica seguir na mesma proporção, estima-se que entre os anos de 2025 e 2050, a temperatura apresentará um aumento de 2,5 a 5,5ºC.
As principais consequências da elevação da temperatura seria a alteração das paisagens naturais, o derretimento do gelo dos polos e das montanhas, a elevação do nível dos oceanos e consequentemente a inundação de inúmeras cidades litorâneas. O aumento dos casos de doenças de pele, no mundo, também se relaciona com o fenômeno do efeito estufa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário